Trabalhos Aprovados


QUADRO DE TRABALHOS APROVADOS PARA O II ENCONTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM QUESTÃO AGRÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO

O pagamento das inscrições deve ser efetuado na
Conta para depósito da inscrição (depósito identificado):
Caixa Econômica Federal
Agência 0671
Conta Poupança 013.00.015.103-4
Responsável: Diana Costa Diniz
E-mail para envio de comprovante escaneado: nephecc_comissaocientifica@yahoo.com.br

 EIXO 1: Meio ambiente e agricultura sustentável


 MODALIDADE

 TRABALHO

 SITUAÇÃO
Círculo de Produção de Conhecimento
As Desigualdades no Campo: entre os não-ditos, o esquecido e o silêncio
Recomendado
Educação do campo e práticas agroecológicas no Projeto de Assentamento CIGRA, município de Lagoa Grande-Maranhão.

Não recomendado
A Importância da Criação da Unidade de Conservação em Buriti (MA).
Recomendado
SUSTENTABILIDADE E SOLIDARIEDADE: alternativas para o desenvolvimento

Recomendado
LIÇÕES AGROECOLÓGICAS NO QUINTAL: aprendendo e ensinando uma nova lição
Recomendado
Análise de EIA/RIMA: os impactos do cultivo de eucalipto na territorialidade dos camponeses do Baixo Parnaíba maranhense.
Recomendado
Campo, sustentabilidade e educação: um diálogo com a comunidade
Recomendado
Na forma de pôster







Pôster
ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SANEAMENTO NA COMUNIDADE BARRA DO SACO, LOCALIZADA NO ENTORNO DO IFMA-CAMPUS CODÓ/MA

Recomendado
A DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO SÓCIOAMBIENTAL, ATRAVÉS DAS AÇÕES NA RESIDÊNCIA E ESCOLA SUSTENTÁVEIS.

Recomendado
Produção capitalista e produção familiar: a prática dos produtores de leite na MRH de Imperatriz
Recomendado
A AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CATUCÁ
Recomendado
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: grandes projetos pequenas comunidades
Recomendado
(Re) Construindo a agricultura familiar: a agroecologia como uma ferramenta educativa no enfrentamento do modelo de desenvolvimento capitalista no  campo
Recomendado
Os desafios éticos do campo diante das contradições dos discursos ecológicos no Maranhão
Recomendado

EIXO 2: Questão Agrária e campesinato no Brasil e no Maranhão

 MODALIDADE

 TRABALHO

 SITUAÇÃO

Círculo de Produção de Conhecimento
MEMÓRIAS DE UM CONFLITO: a dimensão politica do enfrentamento.

Recomendado
Análise dos impactos sociais do agronegócio da soja: O caso do município de Balsas/MA
Recomendado
Contradições do modelo de desenvolvimento da agricultura no Maranhão e políticas de classe

Recomendado
Territorialidade e conflito: o caso do território Quilombola de Tramauda baixada maranhense
Recomendado
QUESTÃO AGRÁRIA E LUTA CAMPONESA NA REGIÃO MÉDIO MEARIM: conflitos e conquistas na Comunidade de Ludovico, Lago do Junco (MA)
Recomendado
O TEMPO-ESPAÇO DA FRONTEIRA
Considerações acerca da expansão da moderna agricultura no Maranhão
Recomendado

 Pôster
TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE EXPROPRIAÇÃO E LUTA PELA TERRA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE BACABAL - MA
Não recomendado

EIXO 3: Movimentos sociais, políticas públicas e educação do campo


 MODALIDADE

 TRABALHO

 SITUAÇÃO

Círculo de Produção de Conhecimento
EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Recomendado
A EDUCAÇÃO E SEU PAPEL NA SOCIEDADE DE CLASSES: possibilidades e limites ideológicos do processo educativo.
Recomendado
Educação do campo na consolidação da pedagogia da alternância.
Recomendado
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO: assentamento Palmares II em Nina Rodrigues-MA
Recomendado
EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O CAMPO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI
Recomendado
A TRANSFORMAÇÃO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS LATINO-AMERICANOS: A EXPERIÊNCIA QUE CONSTITUI REFERÊNCIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS
Recomendado
A concretude da educação do campo na formação de jovens camponeses pelo PRONERA
Recomendado
O ESTÁGIO DE TRABALHO COMUNITÁRIO NO PROCAMPO
Recomendado
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O CAMPO: Marcos referenciais para a Educação do Campo
Recomendado na forma de pôster

 Pôster
OS CAMINHOS DO PRONERA NO MARANHÃO: primeiras impressões dos seus desdobramentos e limites no campo maranhense

Recomendado
ESCOLAS DO E NO CAMPO BRASILEIRO, UMA LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO: fechamento dos estabelecimentos de ensino.

Não Recomendado
POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma analise reflexiva sobre a importância do Bolsa Família nas comunidades rurais de Bacabal- Ma

Recomendado
INFLUÊNCIAS DA PEDAGOGIA DO MST NO PROCESSO ORGANIZATIVO E PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL OZIEL ALVES DA COMUNIDADE AGROVILA NOVA CONQUISTA AÇAILÂNDIA-MA.
Recomendado
EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO NO CAMPO: reflexões acerca das percepções e contradições da educação no espaço rural do Médio Mearim

Recomendado
CURSO ESPECIAL DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA TERRA
PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA: Uma experiência formadora no acompanhamento dos alunos universitários extensionistas.

Recomendado
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO E A RELAÇÃO COM A RENDA DAS FAMÍLIAS DA COMUNIDADE ÁGUA BRANCA, MUNICÍPIO DE MONÇÃO – MA.
Recomendado
O PRONERA/UFMA como agente valorizador da identidade camponesa dos alunos do curso de Pedagogia da Terra.

Recomendado
MOVIMENTOS SOCIAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM ESTUDO DA REALIDADE DA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO

Recomendado
MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: luta pela terra e produção de saberes

Recomendado
Educação Profissional do campo: um relato de experiência do PRONERA
Recomendado
A CONSTRUÇÂO DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A experiência do IFMA/Campus Imperatriz com os povos indígenas do sudoeste maranhense.
Recomendado
QUALIDADE DA ESCOLA NO CAMPO: DISCUTINDO TENSÕES E CONTRADIÇÕES NO CONTEXTO DO ASSENTAMENTO PALMEIRAL VIETNÃ, ESPERANTINÓPOLIS (MA)
Recomendado
Movimento Social e Educação do Campo: discutindo lutas e conquistas na Unidade Integrada Francisco da Silva, Assentamento Palmares, Município de Nina Rodrigues (MA)
Recomendado

Eixo 4: Formação e trabalho docente nas escolas do campo


 MODALIDADE

 TRABALHO

 SITUAÇÃO

 Círculo de Produção de Conhecimento
FORMAÇÃO DE EDUCADORES, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: tecendo considerações histórico-políticas

Recomendado
O ENSINO MULTISSERIADO NA UNIDADE ESCOLAR GONÇALVES DIAS

Recomendado
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ÁREAS DE ASSENTAMENTOS: a experiência da escola Roseli Nunes no Assentamento Cigra, vila kênio, município Lagoa Grande do Maranhão/MA

Recomendado
“OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS”: UMA ANÁLISE SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO ASSENTAMENTO DIAMANTE NEGRO JUTAIH
Recomendado
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES QUE ATUAM EM CLASSES MULTISSERIADAS DO CAMPO EM BURITI MA.
Recomendado
HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma análise crítica de ideologias subjacentes à formação do educador do campo
Recomendado
A ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: ressignificando a escola do campo
Recomendado
PRONERA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO NA BUSCA POR UMA ESCOLA DO CAMPO COM DIGNIDADE
Não Recomendado
Escola do Campo e Projeto Político-Pedagógico: caracterização e análise da Escola Municipal Jefferson Moreira, Comunidade Palmeiral, Esperantinópolis (MA)
Recomendado

 Pôster
ESCOLA DO CAMPO E QUALIDADE DO ENSINO: discutindo a realidade infraestrutural e político-pedagógica da escola do Povoado Maria Ferreira, Santa Luzia (MA)
Recomendado
IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE CATUCÁ, BACABAL (MA)
Recomendado
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: práticas educativas nas escolas do campo no norte do Tocantins
Recomendado
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: um estudo de caso na EFAR (Escola Família Agrícola Nossa Senhora do Rosário) no município de Morros-MA
Recomendado
Gestão democrática e escola do campo
Recomendado
Implantação/Implementação do Programa Escola Ativa na Comunidade Santa Maria, no Município Perimim-MA: analisando a relação entre a prática docente e o sucesso escolar.
Recomendado

Organização do trabalho pedagógico e gestão da Escola Maria Mata, no assentamento São Domingos, município de Nina Rodrigues-MA
Recomendado

Eixo 5: História da educação rural e do campo e suas interfaces com a questão agrária no Maranhão


 MODALIDADE

 TRABALHO

 SITUAÇÃO

 Círculo de Produção de Conhecimento
Não houve submissão


 Pôster
EDUCAÇÃO RURAL E RURALISMO: discutindo contradições
sócio-históricas no projeto de formação educacional do camponês
Recomendado
HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DO MARANHÃO, ENTRE 2006 E 2008: primeiras aproximações
Recomendado

Nenhum comentário:

Postar um comentário