Submissão de trabalhos

Normas para o envio dos trabalhos

1- Envio de trabalhos para o Círculo de produção do conhecimento

Os trabalhos para o Círculo de produção do conhecimento devem ser enviados no formato .doc ou .docx, com no mínimo 10 e, no máximo, 12 páginas, incluídas as referências, tabelas, fotos etc, em fonte arial, tamanho 12, espaço 1,5 entre as linhas do texto, corpo 10 e espaço simples para citações longas com recuo de 4 cm. Todas as citações têm por base as normas da ABNT e o texto deve passar por correção lingüística. Devem, ainda, obedecer ao seguinte formato:

a) A folha de rosto, separada do texto, com identificação do(a) autor(a), o título do trabalho, nome (s) do (s) autor (es), com respectiva profissão, vínculo institucional e título acadêmico, endereço, telefone e e-mail; a vinculação a um eixo temático, forma de apresentação (Círculos de produção do conhecimento, pôster ou mesa temática coordenada).

b) A primeira página do texto, sem identificação do autor (para garantir o anonimato), deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em fonte maiúscula e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em fonte minúscula e sem negrito. Abaixo, um espaço depois, deverá conter o RESUMO de até 200 palavras, tendo abaixo 3 palavras-chave. O texto do resumo deverá estar a 5 centímetros da margem esquerda, espaço simples, fonte arial, tamanho 10, sem parágrafos.

c) Os títulos do trabalho devem conter um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda, sendo os títulos de seções em fonte maiúscula, com negrito e das sub-seções apenas com a inicial maiúscula e as demais em minúscula com negrito. Os títulos das demais seções deverão ser escritos em minúscula e sem negrito.

d) Um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subseqüente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção.

f) As tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.) que possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao mínimo indispensável; e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos.

g) Cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 – Título da tabela. Tabela 2 – Título da tabela.

h) Com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas, deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, algarismo arábico correspondente e seguido do título da ilustração. As fotografias deverão ser em preto e branco e colocadas no texto em formato .jpg.

i) As citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números e apenas para notas explicativas. A forma de apresentação das citações, do tamanho e corpo da fonte, espacejamento, indicação da fonte consultada, bem como as REFERÊNCIAS ao final do trabalho deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.

2 - Pôsteres

Os trabalhos para apresentação pôsteres devem ser enviados em forma de resumo simples, com 400 palavras, no formato .doc ou .docx, em fonte arial, tamanho 12, espaço simples entre as linhas do texto, de acordo com as normas da ABNT. O texto deve ser enviado com a correção linguística.

Os pôsteres selecionados devem ser apresentados de acordo com as seguintes especificações:

a) Tamanho 120 x 90cm        
b) Identificação da instituição e /ou autor (es), título, desenvolvimento da temática em tópicos e fontes.          
c) Deve apresentar ilustrações e/ou tabelas, gráficos etc;    
d) O texto deve obedecer normas da ABNT, com correção lingüística.     
Os painéis que não estiverem de acordo com estas especificações serão eliminados.


Avaliação dos Trabalhos

Todos os trabalhos submetidos ao II Encontro de Estudos e Pesquisas em Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão para apresentação nos círculos de produção do conhecimento ou pôster, serão selecionados pela Comissão Científica considerando o seu mérito científico, de acordo com os seguintes critérios:

a) pertinência do trabalho em relação ao Eixo Temático proposto;
b) qualidade lingüística: clareza e correção na comunicação;
c) conteúdo: fundamentação teórico-metodológica e contribuição para a produção do conhecimento;
d) coerência conceitual com o que é proposto no trabalho;
e) forma: obediência às normas especificadas para apresentação dos trabalhos e da ABNT.


Publicações de trabalhos

Todos os trabalhos inscritos, selecionados e apresentados para os Círculos de produção do conhecimento, Exposição de Pôsteres e Mesas Temáticas Coordenadas serão publicados em CD-Rom, com ISBN. O CD-Rom será entregue a todos os participantes quando da entrega dos certificados, ao fim do evento. Somente serão certificados os autores que apresentarem seus trabalhos.

Certificação

8 comentários:

  1. Desculpe-me mas não consegui visualizar a data limite para encaminhar trabalhos?

    ResponderExcluir
  2. Encaminhe-se para o item "inscrições" e lá você poderá visualizar as datas com os valores. OK?
    Agradecemos,
    Comissão.

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida,
    para envio de resumo para apresentação em pôster, como fazer um resumo expandido com 400 palavras? não sei se estou equivocada mas no resumo expandido, deve conter de 3 à 4 laudas? o correto não seria um resumo simples, com um texto único, sem parágrafos?

    ResponderExcluir
  4. Nelcyleide, veja bem, o que estamos solicitando para o envio de trabalho na forma de pôster é o resumo SIMPLES e não expandido. Veja abaixo a cópia de um trecho referente a este assunto:

    "Os trabalhos para apresentação pôsteres devem ser enviados em forma de resumo simpes, com 400 palavras, no formato .doc ou .docx, em fonte arial, tamanho 12, espaço simples entre as linhas do texto, de acordo com as normas da ABNT. O texto deve ser enviado com a correção linguística."

    Está esclarecido?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comissão, eu não estava equivocada, houve um erro na digitação por parte de vocês, tanto que, logo após o meu primeiro comentário corrigiram de expandido para Simpes e depois para simples, fico grata com o seu esclarecimento e já não tenho qualquer dúvida....Át:. Nelcyleide

      Excluir
  5. Tamanho 120 x 90cm é lagura e altura, respectivamente ou o inverso?
    Att, Eva.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir