Apresentação

Nas duas últimas décadas intensificaram-se os debates acerca da questão agrária no Brasil, impulsionados tanto pelas lutas dos movimentos sociais do campo pelo direito à terra e por políticas públicas, entre as quais a educação, quanto pelo caráter das políticas governamentais formuladas pelo Estado brasileiro, estas, predominantemente contrárias aos interesses dos trabalhadores rurais, num processo contraditório que envolve consensos e concessões ao latifúndio, ao agronegócio, culminando com a criminalização e judicialização dos movimentos sociais e da questão agrária.
Nesse processo, ganhou organicidade e amplitude, no cenário político nacional, a luta pelo direito à Educação do Campo, pautada numa concepção emancipatória e visando a transformação social, que possa contribuir para superar a natureza compensatória das políticas de educação que historicamente vem sendo formuladas e executadas no meio rural brasileiro.
No terreno dessas lutas cresceram e diversificaram-se, também, estudos e pesquisas científicos sobre o campo brasileiro, abarcando as mais diversas áreas do conhecimento das ciências sociais e humanas às ciências da natureza. Nesse sentido, o esforço teórico de compreensão da atual realidade do campo e das questões camponesas, em especial a educação, é de fundamental importância, pois contribui para o desvelamento desses processos sociais, podendo fornecer referenciais para a formulação de políticas públicas mais eficazes.
Portanto, a realização do II Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão se faz necessária como estratégia de ampliação da produção teórica sobre esse campo do conhecimento, de intercâmbio de experiências e fortalecimento da articulação entre universidade e sociedade, particularmente com pesquisadores, organizações de trabalhadores e movimentos sociais do campo no desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados às políticas públicas. Assim, conforme deliberação da plenária final do I Encontro, o atual evento terá como temática: QUESTÃO AGRÁRIA, LUTA DE CLASSES E POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO”.
         O encontro é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Política, Educação e Cultura do Campo, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMA. Será sediado pela Universidade Federal do Maranhão e se realizará nos dias 7,8 e 9 de novembro de 2012, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA, da Assessoria Especial de Interiorização, do PRONERA/MA, do PROCAMPO/MA e do INCRA.

Contato e outras informações: nephecc_comissaocientifica@yahoo.com.br

4 comentários:

  1. A data do evento deveria vir descrito na capa do blog

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por este evento, espero que dê tudo certo pois até o momento só tenho tido e observado muita organização.

    ResponderExcluir
  3. Qual é a carga horaria do evento?

    ResponderExcluir